“Para a física Resiliência é a capacidade de um material de absorver energia na região elástica, sendo essa capaz de voltar a forma original, quando finda a causa de sua deformação”.
Willian A. Nash 1982 Engenheiro de pesquisa naval.
O termo resiliência foi utilizado por muitos anos pela física para descrever a elasticidade dos objetos. Com o tempo, porém, as ciências humanas passaram a usar essa palavra para se referir a capacidade humana de lidar com os impactos emocionais e crises, voltando ao equilíbrio após cessar o infortúnio, estando assim, em forma igual ou melhor a anterior por adquirir novas habilidades para lidar com as adversidades.
O período de fim e início de ano vem repleto de situações que nos tiram o equilíbrio emocional. Contas a pagar, início de novo ciclo de trabalho, férias frustradas, encontros e reencontros desagradáveis, enfim a lista segue e com ela a necessidade de adquirir habilidades de Resiliência.
Como diz Charles Darwin, não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças. Para isso precisamos ser como a borracha estudada pela física, absorvendo o impacto, nos moldando a ele para que não nos rompa e assim após a eliminação do objeto ou situação desagradável que nos tira a paz, podemos voltar ao estado anterior de equilíbrio.
Todas as emoções são naturais, não é preciso expulsar ou eliminá-las, o objetivo é aprender a lidar com elas de maneira funcional. Elas são necessárias e possuem uma função, mesmo as desagradáveis como medo e ansiedade, servindo para nos alertar do perigo ou nos mover para a ação. O importante é aceitar a emoção e tentar lidar com ela regulando sua intensidade, muita emoção é ruim e pouca também, precisamos do equilíbrio.
Dicas para regulação das emoções em busca de Resiliência:
- Procure identificar o sentimento que surge na crise.
- Observe se a causa do sentimento, é um pensamento ou um fato?
- Pense que conselho você daria a um amigo que estivesse na mesma situação.
As emoções podem ser controladas e equilibradas a partir da modificação do pensamento. Se não está conseguindo se autorregular, procure ajuda profissional; aceitar ajuda também é uma habilidade resiliente .