Varrer a casa, lavar louça, arrumar a cama, fazer bolo… Estes tem sido apenas alguns dos resultados positivos que a escola de futebol “Atletas de Jesus Oportunidades” passou a conquistar no comportamento de pelo menos mil crianças. Em parceria com o FC Cascavel, o grupo transformou-se na “Fábrica Cascavelense de Cidadãos”.
Objetivo
O que você pode questionar é: mas o que as atividades domésticas e disciplina tem a ver com o esporte? A resposta é: tudo! O coordenador e idealizador do projeto, Juarez Assmann, explica que o objetivo vai muito além do futebol. Além de arraigar nos pequenos a prática esportiva, a meta é também inculcar disciplina, valores e princípios baseados na bíblia. Ele ressalta que embora a filosofia seja bíblica, a ação social não possui ligação com nenhuma igreja ou religião.
Funcionamento
Os treinos da escolinha de futebol acontecem duas vezes por semana em cada núcleo. Assim que entram no projeto, cada criança recebe um kit com uniforme, chuteira e material para as aulas.
Juarez Assmann, é um homem de cabeça aberta, sem espaço para limitação ou preconceitos. Na Fábrica Cascavelense de Cidadãos, garotas também podem e devem jogar. O uniforme e tratamento são iguais, tanto para meninos como meninas. As aulas são gratuitas e os menores frequentam no contraturno escolar. O projeto também oferece aulas de muay thai para crianças inscritas e que frequentam o programa regularmente.
Nascimento
O projeto existe há bastante tempo, mas era menor e pouco conhecido. Foi oficializado e reconhecido regionalmente em 2019, e vem atendendo menores de 7 a 15 anos. Já são mais de mil crianças ativas em cinco regiões da cidade: Tarumã, Riviera, Colmeia, Santa Cruz, Santa Felicidade e Globoaves.
Expansão
A liderança dos pequenos atletas pretende atender as 56 cidades da AMOP. “Teremos um núcleo em cada município da região”, revelou Juarez. “Nosso sonho é fazer com que o projeto se torne cada vez mais atrativo, viemos para fazer a diferença na vida das crianças e famílias”, finalizou.