A parte interessante do bosque é que a criação do espaço não teve iniciativa pública, a idealização e execução foi totalmente realizada pela própria comunidade que vive na região.
Neste sábado, um grupo de moradores do bairro Neva se reuniu para realizar uma ação de limpeza no bosque da região, localizado na rua Marechal Cândido Rondon, esquina com a rua Sete de Setembro. O alvo principal foi recuperar uma nascente que estava coberta pelo mato. Segundo o presidente e coordenador da horta comunitária do bairro Neva, Antônio Marcos Gomes Nogueira, a ideia é colocar pedras no entorno da margem da nascente dentro dos próximos 30 dias, e posteriormente, soltar peixes, transformando o espaço em um pequeno lago.
Além da recuperação da nascente, também foram realizados o corte da grama, poda de galhos que poderiam oferecer riscos à segurança daqueles que frequentam o ambiente, recolhimento de lixo e plantio de árvores. Vale a pena destacar que a comunidade já usufrui de árvores frutíferas que foram plantadas no parque. Enquanto passeia com a família, é possível, por exemplo, colher e degustar uma acerola “vermelhinha”, pitanga, ou abacate.
Curiosidade
A parte interessante do bosque é que a criação do espaço não teve iniciativa pública, a idealização e execução foi totalmente realizada pela própria comunidade que vive na região. “Há sete anos, aqui era tudo mato, utilizado como depósito de lixo e esconderijo para pessoas mal intencionadas”, explica Antônio.
O desejo é que outras comunidades de Cascavel abracem esse tipo de causa e deixem de esperar que todo o trabalho seja executado pelo poder público. O espaço que antes colocava em risco a segurança pública e sanitária, se tornou um lugar de passeio familiar, decoração natural e valorização local. “O segredo é começar o trabalho, e aos poucos, as pessoas que apreciam os resultados passam a ajudar também”, revela o presidente do bairro.