quinta-feira, 21/11/2024

21/11/2024

Pense sobre os seus pensamentos

“Os homens são movidos e perturbados não pelas coisas, mas pelas opiniões que eles têm delas.” – Epícteto, filósofo grego

Formamos nossas opiniões enquanto crescemos e nos desenvolvemos. E elas estão presentes em nossos pensamentos sobre muitas coisas, nos levando a variados estados de humor.  Até nas situações que você acha que criariam o mesmo sentimento para qualquer pessoa, como perder o emprego ou a morte, podem provocar reações diferentes, pois suas opiniões foram formadas de maneira distinta.

Depois que um estado de humor está presente, frequentemente adicionamos outros pensamentos que o apoiam e fortalecem. Por exemplo, pessoas com raiva pensam sobre como foram prejudicadas, pessoas deprimidas pensam em todos os aspectos negativos de suas vidas e pessoas ansiosas pensam em situações de perigo.

Situação → Pensamento → Emoção → Ação

A dica é, pense sobre o que está pensando, isso se chama metacognição, a situação é a mesma para todos, mas o pensamento é o que determina a forma de agir de cada um. Então, a próxima vez que se sentir chateado, angustiado, triste ou com raiva por determinada situação, responda para si as seguintes perguntas:

  • Qual situação me levou a ter este sentimento?
  • A minha interpretação desta situação condiz com a realidade?
  • Qual a ação ideal nesta situação?

Vamos utilizar a situação de perder o emprego. Ela vai gerar um pensamento que pode ser negativo, produzindo uma emoção como raiva, tristeza, levando a ação de chorar, se deprimir ou ficar violento. Através da metacognição, a partir da mesma situação a pessoa pode estar confrontando o pensamento negativo, observando os fatores reais não idealizados da situação, “Fui demitido, mas posso encontrar um emprego, que seja mais prazeroso”. Buscando encontrar novas perspectivas, para formular uma ação, ou seja, um comportamento positivo.

Está é uma ferramenta que o ajuda a desenvolver novos modos de pensar para você se sentir melhor. Com o treinamento de confrontar seus próprios pensamentos, entendendo que são só pensamentos e não fatos, em situações difíceis futuras você terá mais habilidade para lidar com elas. Esta coluna vem com o objetivo de oferecer a você e sua família recursos e habilidades para solução de problemas em qualquer âmbito da vida.

Compartilhe esta boa notícia
WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn