Programa “Realize um Sonho” convida comunidade a apadrinhar adolescentes acolhidos em Cascavel

Getting your Trinity Audio player ready...

Histórias de superação e a vontade de mudar de vida marcam o dia a dia dos adolescentes atendidos pelo programa Família Acolhedora em Cascavel. Para apoiar esses jovens e abrir novas oportunidades, a Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Vara da Infância e Juventude, lançou nesta quinta-feira (2) o programa Realize um Sonho.

A iniciativa permite que empresários e pessoas físicas se tornem padrinhos, custeando cursos de música, esportes, artes ou capacitação profissional para adolescentes em situação de acolhimento. Mais do que oferecer uma mensalidade, o gesto representa confiança e incentivo para que esses jovens acreditem em seus sonhos.

Na apresentação do projeto, os adolescentes escreveram cartinhas expressando os desejos que carregam no coração. A secretária de Assistência Social, Rose Vascelai, destacou que o amor gratuito é a força transformadora na vida deles. “Mesmo após experiências de abandono e maus-tratos, esses adolescentes continuam acreditando em um futuro melhor. O que transforma a vida é justamente esse amor que damos sem esperar nada em troca”, afirmou.

A empresária Fantiane Catherine Bertolini, que atua com karatê há mais de 20 anos, foi uma das primeiras a aderir. Ela vai oferecer dez vagas gratuitas em seu projeto. “O karatê ensina atenção, concentração, respeito e disciplina. Quero devolver à sociedade um pouco do que aprendi e mostrar a esses jovens que eles podem conquistar mais”, contou.

Embora não haja contato direto entre padrinhos e afilhados, será possível trocar cartas de incentivo. Pequenos gestos, segundo os organizadores, funcionam como combustível para que os adolescentes sigam acreditando em si mesmos.

O juiz titular da Vara da Infância e Juventude, Glaucio Francisco Moura Cruvinel, destacou que o programa dá concretude a sonhos simples, mas muitas vezes distantes. “Alguns adolescentes querem aprender uma arte marcial, fazer um curso de música ou de inglês, mas veem isso como algo inalcançável. O programa aproxima esses desejos da realidade e garante também o sentimento de pertencimento à sociedade”, ressaltou.

Interessados em participar do Programa Realize um Sonho podem entrar em contato com a Vara da Infância pelo telefone (45) 3392-5126 para agendar um horário com a equipe técnica.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn