Eles andam pela cidade com um lenço amarelo no pescoço, faixa sobre os ombros e roupa no estilo de farda. O uniforme é munido de símbolos e insígnias. Pela característica tão diferente, eles têm despertado curiosidade na população. Também ficou curioso? Então vamos lá!
Essas são características do Clube de Desbravadores, um projeto social voltado para adolescentes de 10 a 15 anos. Por meio de atividades variadas e atraentes, o projeto incentiva a garotada a assumirem seu próprio desenvolvimento mental, físico, emocional e espiritual.
Com encontros realizados normalmente todos os domingos às 9h da manhã, eles aprendem que fazem parte de uma comunidade, e são estimulados a viverem na sociedade sempre olhando para a coletividade. Exploram a natureza, fazem atividades ao ar livre, e criam amizades verdadeiras no mundo fora da internet. No grupo, o afeto torna-se familiar.
O objetivo é que o clube seja uma extensão não formal de educação, complementando desse modo, os esforços da família e escola. O pedagogo e gestor da Faculdade Fael, Ricardo Moreira, afirma que, no olhar pedagógico, pertencer ao grupo, agrega um impacto significativo para o desenvolvimento de um adolescente. “É um trabalho social que, além de tirar as crianças das ruas e maus caminhos, auxilia na parte psicológica e educativa”.
Quem acompanha de perto o trabalho desenvolvido, percebe que os desbravadores pegam gosto pela comunidade e amor ao próximo, transformando-se inclusive em verdadeiros líderes. Sarah Bubna é desbravadora da cidade de Cascavel-PR desde 1997, hoje, juntamente com o esposo, é extremamente atuante na liderança do clube. Ela possui dois filhos que também fazem parte desse time! Sarah destaca uma particularidade especial: “Nos encontros, ensinamos para as crianças que o maior sempre deve cuidar do menor, auxiliando-o nas tarefas que ainda estão em processo de aprendizagem, como amarrar o tênis, escovar os dentes, tomar banho, atravessar a rua, realizar atividades escolares, etc”. A líder enfatiza o cuidado com o próximo como a ‘chave mestra’ da Lei dos Desbravadores.
Pensando global e agindo local, o Clube dos Desbravadores acredita que por meio de boas e pequenas ações, é possível transformar o mundo. O programa já existe mundialmente, e está presente em mais de 190 países. Foi iniciado por um grupo de missionários voluntários da Igreja Adventista de Sétimo Dia, e oficializado em 1950.
Para participar do clube entre em contato com o telefone (45) 30379193 ou pelo Whatsapp (45) 999435428.