quinta-feira, 21/11/2024

21/11/2024

No dia a dia nos estressamos com os filhos, cônjuge, vivendo em uma época marcada por grande competitividade no mercado de trabalho, pela urgência em respostas, por prazos apertados e jornadas duplas ou até triplas.

 

Situações boas e empolgantes, como esperar a chegada das férias, também nos deixam estressados. Isso mesmo, fazem com que nosso organismo nos deixe em modo de ação, para proteger nossa integridade física e mental. O estresse por coisas boas ou ruins, pode chegar  a até quatro tipos de níveis.

1º Nível do Alerta: O estresse se inicia de forma benéfica, substâncias, como a adrenalina, são produzidas no nosso corpo assim que surge uma situação desafiadora, ameaçadora, nova ou empolgante.

2ª Nível da Resistência: Nela o corpo gasta energia para conseguir lidar e ser capaz de se recuperar do desgaste sofrido. Se o fator estressante deixa de existir ou a pessoa consegue se adaptar a ele, o organismo volta ao seu equilíbrio.

3ª Nível da quase exaustão: Devido ao grande desgaste do organismo, podem começar a surgir algumas doenças, mas a pessoa ainda consegue ser produtiva, como trabalhar ou estudar, por exemplo.

4ª Nível da exaustão: Se o estresse chegou até aqui, ele já exigiu do organismo mais do que ele pode suportar, gerando doenças físicas, mentais e improdutividade.

 

Aqui vão 5 dicas para você lidar com o Estresse:

 

1º Aceite, o estresse é um processo humano natural.

2º Utilize estratégias como relaxamento, respiração lenta e profunda. 

3º Questione seus pensamentos, se eles são realistas ou distorcidos.

4º Alimente-se de forma balanceada e pratique exercício físico.

5º Procure ajuda profissional psicológica e Espiritual.

 

​Enxergar os problemas como desafios faz com que tenhamos vontade de superá-los e, consequentemente, sofremos menos com os sintomas de estresse.

 

 

Compartilhe esta boa notícia
WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Contrata-se

Respostas de 3

  1. Ótimo o conteúdo.
    Realmente ando muito estressado e já vinha apresentando sintomas físicos. Vou colocar em prática as 5 dicas sugeridas pela autora.

    Grato pelo conteúdo.

  2. Gostei muito de saber as fases do stress, isso trouxe mais autoconhecimento e percebi que já estou no nível 4. Obrigada pelo excelente conteúdo e já vou aplicar as dicas no meu dia a dia!

  3. Gostei muito de saber as fases do stress, isso trouxe mais autoconhecimento e percebi que já estou no nível 4. Obrigada pelo excelente conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *